Início do conteúdo

Capacitação

BOMBEIRO CIVIL

Capacitação

São Bombeiros que atuam na prevenção e no combate ao Incêndio em empresas, em hospitais, nas indústrias, nas instalações portuárias e aeroportuárias, em reservas florestais, nos municipios ou como voluntários.

A profissão está devidamente regulamentada pela Lei Federal nº 11.901 de 13/01/2009. Desde a publicação, passou a ser considerado BOMBEIRO CIVIL o profissional que habilitado "exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio".

Os bombeiros civis podem ser contratados pela iniciativa pública ou privada, sociedades de economia mista ou empresas especializadas na área. Também podem atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar. Este é o ponto mais importante da aprovação desta lei, na opinião de Francisco Gomes, coordenador de identificação e registro profissional do Ministério do Trabalho e Emprego. "É pertinente a criação da categoria principalmente quando a lei submete à área militar a competência em áreas de situação de risco e acidentes mais graves. Os militares são chamados a tomar a frente no processo", esclarece.

Na Classificação, Bombeiros e salva-vidas, estão na mesma família e entre suas responsabilidades estão salvamentos terrestres, aquáticos e em altura; proteção de pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; realização de primeiros socorros e de cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência.

De acordo com o CBO – Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho , este recebeu o nº 5.171 - Bombeiros e Salva-vidas , nº 5171-05 - Bombeiro de Aeródromo e Bombeiro de Aeroporto , nº 5171-10 - Bombeiro de Segurança do Trabalho e Agente de investigação de incêndio, Bombeiro de empresas particulares, Bombeiro de estabelecimentos comerciais, Bombeiro de estabelecimentos industriais, nº 5171-15 - Salva-vidas Guarda-vidas, Salva-surf

Estes profissionais são treinados para prevenirem situações de risco e executar salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência.


Mercado de trabalho

A jornada de trabalho do bombeiro civil é definida em 36 horas semanais. A lei ressalta, entre outros benefícios, que os bombeiros civis têm direito a uniforme especial pagos pelo empregador, seguro de vida e adicional de periculosidade de 30% do salário mensal. Esse cálculo não inclui gratificações, prêmios ou participação nos lucros, caso existam. Essa categoria é uma realidade no mercado e são eles quem cuidam da preservação de vidas e prevenção de acidentes.Espalhados em hospitais, prédios públicos e comerciais, os Bombeiros Civis são treinados para prevenir incêndios e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às vítimas.Atuam no comércio, indústria, serviços e agropecuária. São empregados com carteira assinada, organizam-se em equipe, trabalhando em locais fechados e abertos, em períodos diurnos e noturnos e em revezamento de turnos.

Grade Curricular

  • MÓDULO I
    • - ATENDIMENTO PRÉ - HOSPITALAR
    • - BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURA COLAPSADA
    • - COMBATE À INCÊNDIO
    • - EMPREGO OPERACIONAL
    • - PERÍCIA (NOÇÕES)
    • - RESGATE EM AMBIENTE CONFINADO
    • - SALVAMENTO AQUÁTICO
    • - SALVAMENTO EM ALTURA
    • - SIMULADO
    • - SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES

CARGA HORÁRIA: 210

DURAÇÃO: 2 MESES

CERTIFICADO: UNEPI

RESOLUÇÃO:

MODALIDADE: Presencial

CONTATOS:

(83) 3247.4300
UNEPI - SEDE: RUA HILDEBRANDO TOURINHO, 177 - MIRAMAR, JOÃO PESSOA - PB, CEP: 58032-080 Legislação Educacional da Paraíba - 3ª Edição Legislação Educacional da Paraíba - 4ª Edição

Whatsapp

Para conversar por Whatsapp conosco, adicione o número (83) 98832-4287Ligar em seus contatos.

Você pode fazer isso diretamente no botão Salvar abaixo:

Salvar

Depois do contato salvo, acesse seu Whatsapp e converse com o contato Unepi.